As colunas [sem surround]

7.29.2005

Ano de colheita: 1972

The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars, David Bowie
Image hosted by Photobucket.com

Ege Bamyasi, Can
Image hosted by Photobucket.com

Machine Head, Deep Purple
Image hosted by Photobucket.com

For The Roses, Joni Mitchell
Image hosted by Photobucket.com

All The Young Dudes, Mott The Hoople
Image hosted by Photobucket.com

Neu!, Neu
Image hosted by Photobucket.com

Transformer
, Lou Reed
Image hosted by Photobucket.com

Exile On Main Street, The Rolling Stones
Image hosted by Photobucket.com

Harvest, Neil Young
Image hosted by Photobucket.com

7.28.2005

# 9

Hüsker Dü, Warehouse: Songs And Stories [Warner Bros, 1987]


These Important Years / Charity, Chastity, Prudence and Hope / Standing In The Rain / Back From Somewhere / Ice Cold Ice / You're A Soldier / Could You Be The One? / Too Much Spice / Friend, You've Got To Fail / Visionary / She Floated Away / Bed of Nails / Tell You Why Tomorrow / It's Not Peculiar / Actual Condition / No Reservations / Turn It Around / She's A Woman [And Now He Is A Man] / Up In The Air / You Can Live At Home

.../...

Aos anos que eu não ouvia este disco! Aliás, os Hüsker Dü não são uma das bandas que eu mais tenha ouvido nos últimos anos mas nunca deixaram de ocupar um lugar especial na minha discografia pessoal. Fui buscar Warehouse: Songs And Stories por causa do post sobre o primeiro álbum dos Young Gods.
Este trio [Bob Mould, Grant Hart e Greg Norton] de Minneapolis não chegou a durar uma década mas deixaram um legado único para o futuro do rock'n'roll, particularmente os álbuns Zen Arcade, Candy Apple Grey e este Warehouse: Songs And Stories. Por exemplo, sem os Hüsker Dü dificilmente a explosão grunge de princípios dos anos 90 teria acontecido.
Ouvi este disco duplo em cassete [gravada por mão amiga] em finais dos anos 80, pouco tempo depois da sua edição [o que era um feito se atendermos à dificuldade em encontrar certas edições no então exíguo mercado discográfico nacional e ao preço a que eram vendidas as importações]. Nunca mais esqueci as guitarras abrasivas, os ritmos sólidos e as melodias quase pop das canções [praticamente todas brilhantes] que compõem este álbum. Ah! E os textos, os poemas, de Grant Hart e Bob Mould [e as vozes]. Se tivesse que apontar apenas três álbuns de rock essenciais nos anos 80, este seria sem hesitação um deles [os outros seriam Daydream Nation dos Sonic Youth e Psychocandy dos The Jesus and Mary Chain].

.../...

[Texto recuperado do post sobre o álbum de estreia dos Young Gods, 26.07.2005] 1987. No ano da primeira maioria absoluta de Cavaco Silva, eu concluia o 12º ano e rumava a Coimbra por onde ficaria até 1992, com uma mudança de curso pelo meio. Pelo mundo, Klaus Barbie era julgado em Lyon por crimes de guerra cometidos na Segunda Guerra Mundial e outro criminoso nazi, Rudolf Hess, enforcava-se na prisão de Spandau; o alemão Mathias Rust aterrava um Cessna na Praça Vermelha de Moscovo, invadindo o espaço aéreo da então União Soviética sem ser interceptado pela defesa aérea soviética; começava a escavar-se o Tunel da Mancha entre a França e a Inglaterra e no Médio Oriente começava a primeira Intifidada. 1987 foi ainda o ano dos filmes Full Metal Jacket de Stanley Kubrick e The Last Emperor de Bernardo Bertolucci e dos discos Kiss Me Kiss Me Kiss Me dos The Cure [talvez o seu último disco decente...], Introduce Yourself dos Faith No More [ainda longe do brilhantismo de edições subsequentes], Cleanse, Fold & Manipulate dos industriais Skinny Puppy ou Warehouse: Songs and Stories dos Hüsker Dü [um álbum que ainda por aqui há-de passar].

7.27.2005

Ano de colheita: 1971

Master of Reality, Black Sabbath
Image hosted by Photobucket.com

Hunky Dory e The Man Who Sold the World, David Bowie
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com

Tago Mago, Can
Image hosted by Photobucket.com

Fireball
, Deep Purple
Image hosted by Photobucket.com

LA Woman, The Doors
Image hosted by Photobucket.com

IV, Led Zeppelin [na realidade este álbum não tem título, apenas se convencionou designá-lo como IV por ser o quarto da sua discografia]
Image hosted by Photobucket.com

Blue, Joni Mitchell
Image hosted by Photobucket.com

Meddle, Pink Floyd
Image hosted by Photobucket.com

Sticky Fingers, The Rolling Stones
Image hosted by Photobucket.com

Electric Warrior, T-Rex
Image hosted by Photobucket.com

Who's Next, The Who
Image hosted by Photobucket.com

7.26.2005

# 8

The Young Gods, The Young Gods [LD Records, 1987]

Image hosted by Photobucket.com

Nous De La Lune / Jusqu'au But / A Ciel Ouvert / Jimmy / Fais La Mouette / Percussione / Feu / Did You Miss Me / Toi Du Monde / The Irrtum Boys / Envoyé / Soul Idiot / C.S.C.L.D.

.../...

Faltam-me palavras para descrever a minha relação com os Young Gods. Dizer que são um grande banda é pouco. Acrescentar que em 1987 foram revolucionários ainda não é suficiente. Com o homónimo álbum de estreia os Young Gods provaram que não era preciso utilizar guitarras [reais] para fazer um grande, imenso, álbum de rock. Sim, de rock. Mais do que uma banda electrónica [ou industrial como erroneamente já os vi serem classificados], os Young Gods são uma banda de rock. Sem guitarras, ainda que elas surjam frequentemente na sua música através de samplers. Escutem-se os riffs poderosos de Jimmy ou Envoyé para o confirmar. Sendo, na realidade, um álbum de rock, The Young Gods é mais do que apenas rock e foi a partir deste disco que eu me rendi à música electrónica [com a qual tinha, até então, tido apenas alguns flirts].
Após The Young Gods, acompanhei de perto a carreira destes suiços em disco e em concerto. Exceptuando TV Sky [um álbum menor, um equívoco talvez, na sua discografia] não há álbum pelo qual não me tenha apaixonado: L'Eau Rouge [provavelmente o seu melhor trabalho com "clássicos" como Charlotte, o magnífico Longue Route, o meu favorito pessoal L'Amourir ou Pas Mal], Play Kurt Weil [álbum de versões do compositor alemão, "parceiro" de Bertold Brecht], Only Heaven e o seu "irmão gémeo" Heaven Deconstruction, o psicadélico Second Nature ou o mais ambiental Music For Artificial Clouds. Perdi a conta aos concertos que vi dos Young Gods mas recordo o primeiro, fabuloso, em Coimbra [na Broadway!] onde não estariam mais de cinco dezenas de pessoas. Depois disso vi-os quase sempre que vieram a Portugal [apenas me tenho recusado a vê-los em Queimas das Fitas ou Semanas Académicas].

.../...

1987. No ano da primeira maioria absoluta de Cavaco Silva, eu concluia o 12º ano e rumava a Coimbra por onde ficaria até 1992, com uma mudança de curso pelo meio. Pelo mundo, Klaus Barbie era julgado em Lyon por crimes de guerra cometidos na Segunda Guerra Mundial e outro criminoso nazi, Rudolf Hess, enforcava-se na prisão de Spandau; o alemão Mathias Rust aterrava um Cessna na Praça Vermelha de Moscovo, invadindo o espaço aéreo da então União Soviética sem ser interceptado pela defesa aérea soviética; começava a escavar-se o Tunel da Mancha entre a França e a Inglaterra e no Médio Oriente começava a primeira Intifidada. 1987 foi ainda o ano dos filmes Full Metal Jacket de Stanley Kubrick e The Last Emperor de Bernardo Bertolucci e dos discos Kiss Me Kiss Me Kiss Me dos The Cure [talvez o seu último disco decente...], Introduce Yourself dos Faith No More [ainda longe do brilhantismo de edições subsequentes], Cleanse, Fold & Manipulate dos industriais Skinny Puppy ou Warehouse: Songs and Stories dos Hüsker Dü [um álbum que ainda por aqui há-de passar].

7.22.2005

Ano de colheita: 1970

Let It Be, The Beatles [só porque foi o último editado pelo bando dos quatro de Liverpool...]
Image hosted by Photobucket.com

Paranoid
, Black Sabbath
Image hosted by Photobucket.com

Bitches Brew
, Miles Davis
Image hosted by Photobucket.com

In Rock
, Deep Purple
Image hosted by Photobucket.com

Morrison Hotel
, The Doors
Image hosted by Photobucket.com

Band of Gypsies
, Jimmy Hendrix
Image hosted by Photobucket.com

Pearl
, Janis Joplin
Image hosted by Photobucket.com

Fun House
, Iggy & The Stooges
Image hosted by Photobucket.com

Led Zeppelin III
, Led Zeppelin
Image hosted by Photobucket.com

Ladies of the Canyon
, Joni Mitchell
Image hosted by Photobucket.com

Atom Heart Mother
, Pink Floyd
Image hosted by Photobucket.com

7.21.2005

# 7

Sonic Youth, Daydream Nation [Blast First, 1988]

Image hosted by Photobucket.com

Teen Age Riot / Silver Rocket / The Sprawl / Cross The Breeze / Eric's Trip / Total Trash / Hey Joni / Providence / Candle / Rain King / Kissability / Trilogy [The Wonder, Hyperstation, Eliminator Jr.]

.../...

Não me lembro exactamente quando ouvi pela primeira vez os Sonic Youth, mas terá sido por altura da edição de EVOL em 1986 [do que tenho a certeza é que foi no Som da Frente de António 'guru' Sérgio na Comercial]. Lembro, isso sim, de começar a ouvir Teen Age Riot [no... Som da Frente] algum tempo depois e, mais algum tempo volvido, de comprar o vinil que conservo religiosamente [aliás, nunca cheguei a comprar o CD]. Dois discos, 11 canções mais uma trilogia, quase 70 minutos de Som que me devolveram o prazer pela música e me deixaram irremediavelmente rendido aos Sonic Youth, de tal modo que não descansei enquanto não adquiri toda a sua discografia. Uma paixão que ainda hoje se mantém imaculada.
Este foi o último álbum 'independente' dos Sonic Youth antes do sucesso [relativo] de Goo e de Dirty [o tal de 100%] e, talvez por ter sido o primeiro que ouvi na íntegra, ainda hoje ocupa um lugar maior na minha colecção dos Sonic Youth. De qualquer modo, Daydream Nation é um dos melhores discos - para mim O melhor - dos nova-iorquinos, aquele que melhor faz a ponte entre o noise ou o experimentalismo rock que sempre os caracterizou e as melodias quase pop que conseguem escrever. A par de álbuns como In The Flat Field dos Bauhaus ou Psychocandy dos Jesus And Mary Chain [já por aqui recordados], Daydream Nation é, pessoalmente, um dos 5 álbuns mais relevantes dos anos 80 [e não só, já agora].
Vi os Sonic Youth apenas três vezes [e ainda hoje não me perdoo não ter estado no mítico concerto do Campo Pequeno, raisparta a porra do trabalho! e valha-me o CD gravado nessa noite]: no Festival Sudoeste, onde devo ter sido dos poucos que adorou o concerto, na Aula Magna [meses depois do Sudoeste; concerto de que consegui arranjar uma gravação] e no Coliseu dos Recreios [então já com a nova aquisição Jim O'Rourke].

.../...

Este disco duplo dos Sonic Youth saiu num ano [1988] em que eu me arrastava pelas salas de aula da FLUC aprendendo o que rapidamente esqueceria e do qual recordo principalmente os concertos de Pop Dell Arte com Mão Morta e de Peter Murphy no Porto, de Woodentops em Matosinhos, de Jesus and Mary Chain e Nick Cave em Lisboa e de Duruti Column e A Certain Ratio em Coimbra. Foi ainda nesse também que conheci a então ainda fervilhante Ribeira portuense. Nesse ano os Estados Unidos eram abalados pelo escândalo Irão-Contras [que envolvia altas patentes militares como John Poindexter ou o caricato Oliver North] e George Herbert Walker Bush era eleito sucessor de Ronald Reagan; a União Soviética aceitava retirar-se do cemitério afegão após anos de luta contra os rebeldes [parece que Bin Laden andava por lá, a soldo dos... Estados Unidos]; um milhão de mortos depois, o Iraque e o Irão punham fim à guerra que os opunha; na Escócia, terroristas líbios [a soldo de Khadafi, ao que consta, agora amigo da... União Europeia] faziam explodir o voo Pan Am 103 em Lockerbie fazendo 270 mortos e no Brasil era assassinado, por encomenda de proprietários de terras na Amazónia, o activista Chico Mendes. Po cá, vivia-se ainda a euforia dos primeiros anos do cavaquismo e dos fundos estruturais da CEE que, ao que nos diziam, haveriam de fazer de Portugal um país desenvolvido e civilizado. No Verão, a 28 de Agosto, o Chiado ardia.

7.20.2005

Ano de colheita: 1969

Space Oddity, David Bowie
Image hosted by Photobucket.com

The Soft Parade, The Doors
Image hosted by Photobucket.com

I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama!, Janis Joplin
Image hosted by Photobucket.com

Clouds, Joni Mitchell
Image hosted by Photobucket.com

In The Court of the Crimson King, King Crimson
Image hosted by Photobucket.com

Led Zeppelin, Led Zeppelin
Image hosted by Photobucket.com

Led Zeppelin II, Led Zeppelin
Image hosted by Photobucket.com

Ummagumma, Pink Floyd
Image hosted by Photobucket.com

More, Pink Floyd
Image hosted by Photobucket.com

Let It Bleed, The Rolling Stones
Image hosted by Photobucket.com

The Stooges, The Stooges
Image hosted by Photobucket.com

Astral Weeks, Van Morrison
Image hosted by Photobucket.com

The Velvet Underground, The Velvet Underground
Image hosted by Photobucket.com

Hot Rats, Frank Zappa
Image hosted by Photobucket.com

7.19.2005

# 6

The Clash, London Calling [CBS, 1979]

Image hosted by Photobucket.com

London Calling / Brand New Cadillac / Jimmy Jazz / Hateful / Rudie Can't Fail / Spanish Bombs / The Right Profile / Lost in the Supermarket / Clampdown / The Guns of Brixton / Wrong 'Em Boyd / Death or Glory / Koka Kola / The Card Cheat / Lover's Rock / Four Horsemen / I'm Not Down / Revolution Rock / Train In Vain

.../...

O melhor álbum da mais politizada e versátil banda do movimento que em meados dos anos 70 abalou o mundo do rock [ou se calhar apenas Londres e Nova Iorque...]. Ouvi este disco já na segunda metade dos anos 80 [87, 88... Por aí] numa cassete, provavelmente BASF, que tanta audição deixaria num estado lamentável [entretanto comprei a edição especial saida por altura do 25º aniversário da edição original]. London Calling tem algumas das melhores canções gravadas pelos The Clash [London Calling, Rudie Can't Fail, Spanish Bombs, The Guns of Brixton ou Revolution Rock, por exemplo] e tem "só" uma das mais fantásticas linhas de baixo que alguma vez ouvi [obviamente a do tema título]. London Calling ganha ainda uma dimensão superior na história do punk - e do rock - pela abertura a [e mistura de] géneros musicais, à época, praticamente marginais. Foi com London Calling que percebi que o punk era muito mais que dois ou três acordes [mal tocados] e meio slogan [pseudo?] político. Com London Calling, ouvido vários anos após a sua edição original, percebi também que o punk estava já bem morto e enterrado, ao contrário da opinião de alguns teimosos [em finais dos anos 80 era corrente o dito Punk's not dead].
Anos depois haveria de encontrar Sandinista [demasiado longo] e Combat Rock [o princípio do fim dos Clash] num alfarrabista em Coimbra [aquele que fica mesmo debaixo do Arco de Almedina, por onde eu passava todos os dias]. Ainda haveria de ouvir o lamentável Cut The Crap [safam-se, à justa, This Is England e We Are The Clash...].

.../...

Tenho vagas lembranças do ano de 1979. Nesse ano começava despedir-me da escola primária e recordo ainda uma viagem de família à Bélgica [de combóio]. Lá por fora o Irão vivia um período atribulado com a fuga do Xá Reza Pahlavi e o regresso do Ayatollah Khomeini, que haveria de liderar a revolução islâmica, e ao lado - no Iraque - um certo Saddam Hussein tornava-se presidente; ainda mais ao lado, a União Soviética invadia o Afeganistão; na Casa Branca, o egípcio Anwar Sadat e o israelita Menachem Begin assinavam um tratado de paz; no Reino Unido Margaret Thatcher era eleita pela primeira vez e, por falar em primeira vez, o Papa João Paulo II visitava a sua Polónia natal naquela que foi a primeira visita oficial de um Papa a um país do bloco comunista. 1979 foi ainda o ano de quatro excelentes filmes: Alien com Sigourney Weaver, Apocalypse Now de Francis Ford Coppola, Mad Max com Mel Gibson e The Life of Brian dos delirantes Monty Python. Na música o disco sound dominava as tabelas de vendas, a new wave crescia, enquanto o punk definhava e a Sony colocava à venda o primeiro walkman [por si só uma revolução no consumo musical]. Por cá, vivia-se ainda [n]a ressaca do 25 de Abril e Maria de Lurdes Pintassilgo era nomeada líder do governo.