As colunas [sem surround]

7.14.2005

# 3

The Jesus and Mary Chain, Psychocandy [WEA Records, 1985]

Image hosted by Photobucket.com

Just Like Honey
/ The Living End / Taste The Floor / The Hardest Walk / Cut Dead / In A Hole / Taste of Candy / Some Candy Talking / Never Understand / Inside Me / Sowing Seeds / My Little Underground / You Trip Me Up / Something's Wrong / It's So Hard

.../...

Uma verdadeira bomba sonora na altura da sua edição. Espantoso e incompreendido. Contava-se alguns anos depois que várias lojas devolveram os discos à procedência devido aos problemas com a qualidade sonora dos objectos [ruído, feedbacks...]. Por mim, este disco sempre foi uma espécie de deturpação de uma conhecida expressão idiomática inglesa, sheep in wolf's clothing [*]. Explicando: Psychocandy é um álbum pop [sheep] vestido de ruido e distorção [wolf]. William e Jim Reid, os dois irmãos que sempre foram o motor dos The Jesus and Mary Chain, nunca mais igualariam o esplendor da sua obra de estreia, mas esta só por si garante-lhes bem mais que uma nota de rodapé na história da música pop-rock.
Vi os JAMC por três vezes em concertos em Portugal, mas apenas o primeiro recordo com moderada saudade: aconteceu no Pavilhão do Clube de Futebol Os Belenenses [pois, o do Restelo...] em 1987 ou 1988 [a memória já começa a pregar partidas...]. Lembro-me de ter ido com L. [comparsa musical da altura, actualmente colega de trabalho após muitas voltas profissionias]. Lembro-me que entrámos muito cedo no pavilhão, tão cedo aliás que nem nos pediram bilhete e assistimos ao ensaio de som dos JAMC! Lembro-me de ter comido pouquíssimo nesse dia, mas de em contrapartida ter fumado muitos SG Gigantes. Lembro-me da guerra que Jim com o suporte do microfone e as colunas de monição [que atirou várias vezes para o fosso entre o palco e o público, para desespero dos roadies]. Lembro-me principalmente do ambiente carregado, da tensão, da intensidade musical dos JAMC. Um concerto memorável.
Dos JAMC apenas ouvi mais um álbum [Darklands, que nunca comprei] e nunca mais ouvi canções como as de Psychocandy. Aliás, canções como as de Psychocandy não há. Só aquelas 15.

.../...

Em 1985, Portugal elegia pela primeira vez Cavaco Silva primeiro ministro [ainda sem maioria absoluta], na Grã-Bretanha fazia-se a primeira chamada de telemóvel, na União Soviética Mikhail Gorbatschev chegava a líder do PCUS, na Nova Zelândia o navio Rainbow Warrior [da Greenpeace] era alvo de atentado à bomba e afundado [cortesia dos serviços secretos franceses], nos Estados Unidos era publicada a primeira tira de Calvin & Hobbes em Londres e Nova Iorque acontecia o Live Aid [o tal que agora vai ser repetido]. Nesse ano eu transitava do 10º para o 11º ano e musicalmente dividia-me entre o que na altura se designava como som da frente e o heavy metal [perante a incompreensão de headbangers e vanguardistas...].

.../...

[*] A wolf in sheep's clothing é a expressão idiomática