As colunas [sem surround]

7.21.2005

# 7

Sonic Youth, Daydream Nation [Blast First, 1988]

Image hosted by Photobucket.com

Teen Age Riot / Silver Rocket / The Sprawl / Cross The Breeze / Eric's Trip / Total Trash / Hey Joni / Providence / Candle / Rain King / Kissability / Trilogy [The Wonder, Hyperstation, Eliminator Jr.]

.../...

Não me lembro exactamente quando ouvi pela primeira vez os Sonic Youth, mas terá sido por altura da edição de EVOL em 1986 [do que tenho a certeza é que foi no Som da Frente de António 'guru' Sérgio na Comercial]. Lembro, isso sim, de começar a ouvir Teen Age Riot [no... Som da Frente] algum tempo depois e, mais algum tempo volvido, de comprar o vinil que conservo religiosamente [aliás, nunca cheguei a comprar o CD]. Dois discos, 11 canções mais uma trilogia, quase 70 minutos de Som que me devolveram o prazer pela música e me deixaram irremediavelmente rendido aos Sonic Youth, de tal modo que não descansei enquanto não adquiri toda a sua discografia. Uma paixão que ainda hoje se mantém imaculada.
Este foi o último álbum 'independente' dos Sonic Youth antes do sucesso [relativo] de Goo e de Dirty [o tal de 100%] e, talvez por ter sido o primeiro que ouvi na íntegra, ainda hoje ocupa um lugar maior na minha colecção dos Sonic Youth. De qualquer modo, Daydream Nation é um dos melhores discos - para mim O melhor - dos nova-iorquinos, aquele que melhor faz a ponte entre o noise ou o experimentalismo rock que sempre os caracterizou e as melodias quase pop que conseguem escrever. A par de álbuns como In The Flat Field dos Bauhaus ou Psychocandy dos Jesus And Mary Chain [já por aqui recordados], Daydream Nation é, pessoalmente, um dos 5 álbuns mais relevantes dos anos 80 [e não só, já agora].
Vi os Sonic Youth apenas três vezes [e ainda hoje não me perdoo não ter estado no mítico concerto do Campo Pequeno, raisparta a porra do trabalho! e valha-me o CD gravado nessa noite]: no Festival Sudoeste, onde devo ter sido dos poucos que adorou o concerto, na Aula Magna [meses depois do Sudoeste; concerto de que consegui arranjar uma gravação] e no Coliseu dos Recreios [então já com a nova aquisição Jim O'Rourke].

.../...

Este disco duplo dos Sonic Youth saiu num ano [1988] em que eu me arrastava pelas salas de aula da FLUC aprendendo o que rapidamente esqueceria e do qual recordo principalmente os concertos de Pop Dell Arte com Mão Morta e de Peter Murphy no Porto, de Woodentops em Matosinhos, de Jesus and Mary Chain e Nick Cave em Lisboa e de Duruti Column e A Certain Ratio em Coimbra. Foi ainda nesse também que conheci a então ainda fervilhante Ribeira portuense. Nesse ano os Estados Unidos eram abalados pelo escândalo Irão-Contras [que envolvia altas patentes militares como John Poindexter ou o caricato Oliver North] e George Herbert Walker Bush era eleito sucessor de Ronald Reagan; a União Soviética aceitava retirar-se do cemitério afegão após anos de luta contra os rebeldes [parece que Bin Laden andava por lá, a soldo dos... Estados Unidos]; um milhão de mortos depois, o Iraque e o Irão punham fim à guerra que os opunha; na Escócia, terroristas líbios [a soldo de Khadafi, ao que consta, agora amigo da... União Europeia] faziam explodir o voo Pan Am 103 em Lockerbie fazendo 270 mortos e no Brasil era assassinado, por encomenda de proprietários de terras na Amazónia, o activista Chico Mendes. Po cá, vivia-se ainda a euforia dos primeiros anos do cavaquismo e dos fundos estruturais da CEE que, ao que nos diziam, haveriam de fazer de Portugal um país desenvolvido e civilizado. No Verão, a 28 de Agosto, o Chiado ardia.