As colunas [sem surround]

12.28.2005

# 19

Pop Dell'Arte, Free Pop [Ama Romanta, 1991]

Image hosted by Photobucket.com

Berlioz / Rio Line / Loane & Lyane Noah / Avanti Marinaio / Dell'Arte Je M'enroque / II Latão / Turin Welisa Strada / Bladin / Poligrama / Juramento Sem Bandeira
.../...

Os Pop Dell'Arte comemoram amanhã vinte anos de carreira no Lux. Não podia haver melhor ocasião para evocar um dos melhores discos alguma vez produzidos em Portugal. João Peste, Luis San-Payo, Zé Pedro Moura, Rafael Toral e Sapo mais os convidados Nuno Rebelo, que produziu o álbum com os Pop Dell'Arte, e Adolfo Luxúria Caníbal fizeram em 1991 um álbum genial. Dos poucos gravados por artistas a que se pode aplicar o adjectivo genial, de resto. Free Pop é um título que não engana: trata-se de um álbum no qual João Peste e companhia se espraiam livremente pela música pop, descontruindo os seus clichés, virando-os de pernas para o ar e do avesso, reconstruindo os seus códigos e conseguindo com isso uma música nova, original até à data nunca ouvida por cá. Aliás, justiça houvesse e os Pop Dell'Arte, em particular este Free Pop, deveriam figurar nos compêndios de música internacionais.
Lembro-me dos Pop Dell'Arte desde os primórdios da sua carreira que fui acompanhando ao longe, através da rádio [no inevitável Som da Frente de António Sérgio e no Luso Clube de Pita, técnico de som do Rock Rendez Vous] e apenas os vi uma vez ao vivo. Aconteceu no Teatro Rivoli do Porto, em Julho de 1988, num concerto em que também actuaram os Mão Morta [cuja actuação quase degenerou num motim por causa do strip-tease parcial a que Adolfo Luxúria Caníbal forçou uma bailarina em palco]. Ainda hoje, esse é um dos concertos da minha vida.

.../...

1991 foi um ano turbulento que deveria ter dado origem a uma nova ordem mundial [new world order como dizia George Bush pai]. Foi o ano da operação Tempestade no Deserto, a guerra de libertação do Kuwait [e a primeira a ser televisionada em directo]. Ao mesmo tempo a União Soviética desintegrava-se e deixava de existir no dia 31 de Dezembro [o Pacto de Varsóvia desaparecera em Março] - era o fim oficial da Guerra Fria. Foi ainda o ano do nascimento oficial do grunge [a 17 de Abril os Nirvana estreavam Smells Like Teen Spirit ao vivo no OK Hotel em Seattle] e do primeiro site de Tim Berners-Lee [o "inventor" da World Wide Web]. Nesse ano eu passava boa parte do meu tempo entre o bar da FLUC [jogando king, espadinha e poker de dados], os cafés da Praça da República, a Casa da Madeira e o States e no bloco A da residência João Jacinto havia discussões infindáveis, essencialmente políticas, pela noite dentro. A meio do ano Cavaco Silva conseguia uma segunda maioria absoluta.