As colunas [sem surround]

1.18.2006

# 20

Iron Maiden, Piece of Mind [EMI, 1983]

Image hosted by Photobucket.com

Where Eagles Dare / Revelations / Flight of Icarus / Die With Your Boots On / The Trooper / Still Life / Quest For Life / Sun And Steel / To Tame A Land

.../...

Os Iron Maiden foram durante alguns anos uma das minhas bandas de eleição. Comprei todos os seus álbuns até ao início dos anos 90, altura em que o meu interesse pelo heavy metal, por um lado, e a inspiração musical da banda, por outro, se desvaneciam. A primeira vez que os ouvi foi em The Number of the Beast [de 1982] mas só com este Piece of Mind me rendi à "dama de ferro" e ao heavy metal [durante um certo período só me faltava mesmo o cabelo comprido]. Este não é provavelmente o melhor disco da banda de Steve Harris [fundador, baixista e principal compositor], mas foi este um dos discos de heavy metal que mais me marcaram, precisamente porque foi com ele que aderi incondicionalmente aos sons mais pesados [e muito mal-afamados na época] do heavy metal. Não sendo o melhor dos Iron Maiden, em nove temas, Piece of Mind contém quatro clássicos da banda: Revelations, Flight of Icarus, Die With Your Boots On e The Trooper. Vi-os ao vivo três vezes, sempre em Portugal, a primeira das quais a 5 de Dezembro de 1986 [no recém-demolido Dramático de Cascais], o meu primeiro concerto internacional [com os infames W.A.S.P. a fazer a primeira parte]. Quanto mais não fosse, o trabalho dos Iron Maiden no início dos anos 80 faz deles uma das bandas fundamentais para a compreensão, e para a própria definição, do que seria o heavy metal - e muitos dos seus derivados - a partir de meados da década de 80.

.../...

No ano da edição de Piece of Mind [1983] eu andava pela Escola Secundária e Polivalente do Entroncamento e passava o Verão na rua, em correrias de bicicleta e jogos de futebol no adro da igreja da aldeia onde cresci, paredes meias com o cemitério. Portugal vivia à beira da bancarrota e Mário Soares substituia nesse ano Francisco Pinto Balsemão na chefia do governo, formando-se então o famoso Bloco Central [cuja herança ainda hoje é visível na sociedade portuguesa]. Nesse mesmo ano, Björn Borg abandonva o ténis depois de vencer cinco vezes seguidas o Torneio de Wimbledon e Tennessee Williams morria no Hotel Elysée em Nova Iorque. A Swatch colocava à venda os seus primeiros relógios, a primeira Disneyland fora dos Estados Unidos abria em Tóquio e Flashdance e Star Wars - O Regresso de Jedi esgotavam cinemas pelo mundo. O nazi Klaus Barbie era finalmente capturado e a Stern publicava os Diários de Hitler [havia de se descobrir depois que eram falsos].
Com o mundo dividido ao meio [Ronald Reagan refere-se nesse ano à União Soviética como o "império do mal"], o Irão invadia o sudoeste do Iraque, numa guerra que duraria vários anos e custaria muitos milhares de mortos.