As colunas [sem surround]

7.28.2005

# 9

Hüsker Dü, Warehouse: Songs And Stories [Warner Bros, 1987]


These Important Years / Charity, Chastity, Prudence and Hope / Standing In The Rain / Back From Somewhere / Ice Cold Ice / You're A Soldier / Could You Be The One? / Too Much Spice / Friend, You've Got To Fail / Visionary / She Floated Away / Bed of Nails / Tell You Why Tomorrow / It's Not Peculiar / Actual Condition / No Reservations / Turn It Around / She's A Woman [And Now He Is A Man] / Up In The Air / You Can Live At Home

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Aos anos que eu não ouvia este disco! Aliás, os Hüsker Dü não são uma das bandas que eu mais tenha ouvido nos últimos anos mas nunca deixaram de ocupar um lugar especial na minha discografia pessoal. Fui buscar Warehouse: Songs And Stories por causa do post sobre o primeiro álbum dos Young Gods.
Este trio [Bob Mould, Grant Hart e Greg Norton] de Minneapolis não chegou a durar uma década mas deixaram um legado único para o futuro do rock'n'roll, particularmente os álbuns Zen Arcade, Candy Apple Grey e este Warehouse: Songs And Stories. Por exemplo, sem os Hüsker Dü dificilmente a explosão grunge de princípios dos anos 90 teria acontecido.
Ouvi este disco duplo em cassete [gravada por mão amiga] em finais dos anos 80, pouco tempo depois da sua edição [o que era um feito se atendermos à dificuldade em encontrar certas edições no então exíguo mercado discográfico nacional e ao preço a que eram vendidas as importações]. Nunca mais esqueci as guitarras abrasivas, os ritmos sólidos e as melodias quase pop das canções [praticamente todas brilhantes] que compõem este álbum. Ah! E os textos, os poemas, de Grant Hart e Bob Mould [e as vozes]. Se tivesse que apontar apenas três álbuns de rock essenciais nos anos 80, este seria sem hesitação um deles [os outros seriam Daydream Nation dos Sonic Youth e Psychocandy dos The Jesus and Mary Chain].

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[Texto recuperado do post sobre o álbum de estreia dos Young Gods, 26.07.2005] 1987. No ano da primeira maioria absoluta de Cavaco Silva, eu concluia o 12º ano e rumava a Coimbra por onde ficaria até 1992, com uma mudança de curso pelo meio. Pelo mundo, Klaus Barbie era julgado em Lyon por crimes de guerra cometidos na Segunda Guerra Mundial e outro criminoso nazi, Rudolf Hess, enforcava-se na prisão de Spandau; o alemão Mathias Rust aterrava um Cessna na Praça Vermelha de Moscovo, invadindo o espaço aéreo da então União Soviética sem ser interceptado pela defesa aérea soviética; começava a escavar-se o Tunel da Mancha entre a França e a Inglaterra e no Médio Oriente começava a primeira Intifidada. 1987 foi ainda o ano dos filmes Full Metal Jacket de Stanley Kubrick e The Last Emperor de Bernardo Bertolucci e dos discos Kiss Me Kiss Me Kiss Me dos The Cure [talvez o seu último disco decente...], Introduce Yourself dos Faith No More [ainda longe do brilhantismo de edições subsequentes], Cleanse, Fold & Manipulate dos industriais Skinny Puppy ou Warehouse: Songs and Stories dos Hüsker Dü [um álbum que ainda por aqui há-de passar].